carregando...

Influência das estradas na vida dos caminhoneiros

Influência das estradas na vida dos caminhoneiros

Muitas pessoas consideram a profissão de caminhoneiro mais que um trabalho, e sim a realização de um sonho, que em alguns casos é passado de geração para geração. Apesar do amor pelo trabalho, só quem vive na pele sabe as dificuldades dessa carreira.

 

Impacto financeiro

O impacto financeiro por conta de estradas mal conservadas assusta os motoristas. Prejuízos financeiros, prazos não cumpridos, cargas danificadas são apenas alguns dos problemas que assolam os caminhoneiros nas viagens por vias irregulares.

Os motoristas devem sempre pesquisar quais as melhores rotas para sua viagem, caminhos com menor índice de violência, lugares para abastecer o caminhão, para evitar qualquer falha por falta de combustível, e ajudar em uma viagem mais tranquila.

 

Condições de trabalho

No Brasil a legislação dispõe a  lei 13.103/2015, determina que a jornada do motorista não pode ultrapassar as 12 horas diárias, e que ele também não pode exceder o tempo de cinco horas ininterruptas de direção. Os intervalos devem ser de trinta minutos.

 

Estrutura das estradas

As condições de paradas para motoristas ainda é difícil, poucos lugares atendem perfeitamente a lei e as necessidades dos caminhoneiros, muitas vezes os condutores precisam contar com a sorte.

 

Rodovias X Atalhos

As rodovias nem sempre contam com a melhor estrutura, porém alguns motoristas preferem se arriscar em atalhos para desviar de pedágios, e isso nem sempre é uma boa ideia. Procure sempre utilizar rotas melhor conservadas, mesmo que com pedágios, pois os riscos tanto de danificar o caminhão quanto de ações de bandidos, é bem menor em vias pagas.

 

Comunicação entre colegas de trabalho

A comunicação é um fato importante para os caminhoneiros, ainda é visto sinais com as mãos feitos pelo para-brisas para sinalizar um trânsito parado, ou risco de roubo no caminho. O uso de rádios PX ou aplicativos de celular (whatsapp), auxiliam nas informações da estrada. Como trechos com acidentes, problemas climáticos, animais na pista ou qualquer outra eventualidade que possa ajudar os motoristas e colegas de profissão.

 

Esse foi um resumo com algumas dicas para quem trabalha com transporte de cargas por todo o país, e para quem deseja saber mais como é a vida de um caminhoneiro. A influência das estradas na vida dos motoristas é incontestável, fazendo grande parte do cotidiano de quem trabalha nas rotas do Brasil.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *