carregando...

Tecnologia é o futuro dos transportes

Tecnologia é o futuro dos transportes

Tecnologia é o futuro dos transportes  

 

A tecnologia em automóveis cada vez mais está voltada para a preocupação com o meio ambiente. Para Lars Terling, vice-presidente da global da Volvo Truck, o desenvolvimento tecnológico é fundamental:   

“Os efeitos climáticos, o crescimento da população mundial e a demanda por mais segurança são fatores determinantes para todo o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva, especialmente em veículos comerciais”.

Autônomos são uma das apostas para o futuro. Esses veículos estão sendo desenvolvidos em todos os ramos da indústria automotiva, como protótipo ou até em pequena escala comercial, no caso de automóveis.

Lars Terling entende que no segmento de caminhões o cenário é outro:

“Acreditamos que veículos autônomos serão gradativamente introduzidos em aplicações muito específicas, em áreas confinadas, sem trânsito regular. São operações de transporte muito repetitivas, em que a produtividade dos motoristas é constantemente desafiada por uma rotina extenuante. Nesses casos, caminhões autônomos ajudam muito a manter a condução uniforme por muito mais tempo, com menos cansaço, aumentando inclusive a segurança”, assegura o especialista.

A Volvo já colocou veículos autônomos trabalhando em operações reais, como numa mineração subterrânea em Boliden (Suécia) e na colheita de cana-de-açúcar em Maringá (Brasil).

A conectividade também quebra barreiras. Já é possível, por exemplo, a gestão remota. Com sistemas que trazem em tempo real dados sobre a geolocalização, e o deslocamento de cada veículo de uma frota.

Eletromobilidade é realidade. A Volvo apresentou para a Europa seu novo caminhão elétrico para entregas urbanas. Projetado especialmente com foco em operações noturnas, o novo FL Electric é extremamente silencioso e eficiente, podendo rodar até 300 km com uma única recarga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *