carregando...

Como dirigir com segurança sob condições de neblina

Como dirigir com segurança sob condições de neblina

Viajar sob condições de neblina prejudica a visibilidade dos motoristas, exigindo maior atenção com a estrada e com outros que trafegam nas mesmas condições.

A neblina é um fenômeno climático que ocorre devido ao menor índice pluviométrico, em que as águas evaporadas não resistem ao frio e se transformam em nuvens.

O cuidado deve ser ainda maior em relação a animais na pista. Nesse período, existem muitas queimadas devido ao clima seco, obrigando muitos animais a cruzarem as rodovias. No estado de São Paulo por exemplo, em 2016 foram 1.191 atropelamentos de animais registrados nas estradas paulistas.

Alguns horários possuem taxas maiores de ocorrências de acidentes em relação a baixa visibilidade provocada pela neblina:

  • Maiores ocorrências: 5:00 e 6:00 horas da manhã;
  • Redução das ocorrências: A partir das 8:00 horas em diante.

Dicas para dias de neblina:

  • Reduzir a velocidade para não ser surpreendido com uma freada brusca de algum veículo à frente;
  • Usar faróis baixos;
  • Orientar-se pela pintura da faixa do acostamento da pista;

Em casos de neblina muito densa, procurar um local seguro para estacionar e, jamais parar no meio da pista ou acostamento.

A PRF indica nunca ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento, pois pode confundir outros motoristas, levando-os a pensar que o caminhão está parado.

A neblina é prejudicial em muitas estradas e, algumas dessas dicas podem fazer toda a diferença para evitar imprevistos na sua viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *