carregando...

Tecnologias que ajudam a vida do caminhoneiro

Tecnologias que ajudam a vida do caminhoneiro

Nos últimos tempos, podemos perceber um grande avanço no uso da tecnologia no caminhão. Ela vem trazendo novidades que acabam, ou pelo menos minimizam, alguns dos problemas tradicionais vividos pelo caminhoneiro.

Além de aumentar a margem de lucro, as ferramentas tecnológicas são úteis também para que o motorista eleve sua qualidade de vida, cuide melhor da saúde e trafegue pelas estradas com mais segurança.

Conheça algumas soluções e entenda como elas vieram para melhorar a vida do caminhoneiro.

FACILIDADE PARA DEFINIR ROTAS

Hoje em dia, uma ferramenta indispensável para o motorista de caminhão é o GPS. Com ele é possível dirigir tranquilamente em estradas em que você nunca esteve. Quando o programa não existia, o risco de se perder era muito maior. Com o apoio da tecnologia, é mais fácil definir caminhos, ver boas opções de parada, mapear as oficinas mecânicas e postos de gasolina, e organizar os prazos de entrega.

ECONOMIA

Trata-se de um outro ponto muito positivo quando se utiliza aparelhos inovadores no caminhão. Gastar menos e aumentar o retorno financeiro é o que todo caminhoneiro busca. Com a tecnologia, os recursos são melhor utilizados, minimizando desperdícios. O planejamento de cargas e o manuseio do GPS, por exemplo, garantem muita economia de combustível.

PLANEJAMENTO DE CARGAS

Existem programas que armazenam os dados sobre as cargas e possibilitam uma logística muito mais eficiente. Ao trabalhar informações importantes, como prazos de entrega, data de validade da carga, local de armazenamento e rotas, eles conseguem traçar as prioridades e permitem que você otimize as viagens.

AUXÍLIO NA DIREÇÃO

Algumas ferramentas tecnológicas prometem grandes coisas. Você sabia que há sistemas capazes de ajudar o motorista a ficar mais atento? Existem caminhões equipados com sensores que alertam caso o veículo saia da pista ou se aproxime muito do carro da frente.

O uso da tecnologia no caminhão não envolve só programas de gestão ou mudanças na fabricação dos veículos. Ela também está disponível na sua mão todos os dias nos famosos aplicativos de celular.

Você conhece as opções que podem melhorar sua rotina na boleia? Conheça aplicativos que podem facilitar seu dia a dia.

TRUCKPAD

Quem trabalha como autônomo sabe como é grande a incerteza de conseguir fretes para manter o caminhão faturando. Além disso, tem o problema de voltar vazio de alguma viagem. Para diminuir essa angústia, há o TruckPad. A ideia principal do aplicativo é conectar empresas que precisam de transportes a motoristas que necessitam de trabalho. Assim, oferece vantagem para o empresário, que consegue transporte para suas mercadorias e para o caminhoneiro, que tem acesso a viagens para todo o Brasil.

uCar

Um aplicativo financeiro que ajuda você a acompanhar os gastos que tem com o veículo. O usuário cadastra os custos com limpeza, manutenção e abastecimento, e o programa gera estatísticas que permitem analisar e gerir melhor o dinheiro. É possível também calcular o consumo médio de combustível e encontrar os postos mais próximos.

IVECO BRASIL

Além de trazer conteúdos sobre financiamento e produtos da marca, o aplicativo também apresenta alguns serviços muito práticos para caminhoneiros: é possível ver rotas, localizar postos de gasolina, pesquisar preços de pedágio e calcular o consumo de combustível. Você pode também ficar atualizado com notícias sobre o mundo do caminhoneiro.

MÃOS NO VOLANTE

Um dos princípios da direção defensiva é evitar distrações. Por isso, a ideia do aplicativo é ótima, quando você ativa, ele vai rejeitar todas as ligações que você receber, fique tranquilo, ele envia uma mensagem automática para a pessoa, avisando que você está dirigindo.

SOCIALFUEL

Já imaginou se você pudesse abastecer sempre nos postos mais baratos? Esse aplicativo faz uma comparação de preços nos locais próximos à você e indica onde está o menor. É possível comparar gasolina, álcool, diesel e até gás natural. Ele ainda permite que você guarde um histórico de abastecimento, para realizar um controle.

Percebeu como abrir espaço para a tecnologia no caminhão pode trazer grandes benefícios na vida de caminhoneiro? Agilidade, segurança e conforto são vantagens que facilitam muito a vida de quem faz um trabalho tão árduo e importante no nosso país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *