carregando...

Conheça os principais EPIS para um motorista de caminhão

Conheça os principais EPIS para um motorista de caminhão

Nem só de normas de trânsito vive um caminhoneiro. Cuidar da própria segurança é essencial para a sua produtividade e, por isso, você precisa reunir conhecimentos sobre EPI para motorista de caminhão. Muitos motoristas profissionais sequer sabem da existência desses itens e estão correndo sérios riscos durante as viagens.

Por que um caminhoneiro deve usar EPIs?

Não é novidade para ninguém que a profissão de caminhoneiro é repleta de riscos. O dia a dia nas estradas esconde inúmeras situações que podem afetar a saúde física e psicológica desses profissionais e são um dos obstáculos a serem enfrentados.

Ninguém gosta de se colocar em risco, mas será que você está fazendo sua parte para evitar o problema? Deixar de usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é um hábito comum entre aqueles que transportam cargas por todo o país e muitos não imaginam o quanto isso pode ser prejudicial.

Esses equipamentos são fundamentais para a prevenção de acidentes e garantem a segurança e a saúde do motorista e de todos que cruzam seu caminho nas estradas. Por isso, não seja negligente e desatento com aquilo que pode salvar sua vida e garantir suas viagens mais produtivas e tranquilas.

Como a lei regulamente esse tema?

Além de trazer benefícios, o EPI para motorista de caminhão é obrigatório por lei. Isso mesmo! Essa não é uma simples orientação. Trata-se de um requisito para exercer a profissão e deixar de cumpri-lo pode desencadear penalidades.

Em geral, temos duas normas básicas sobre o tema:

  • Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho;
  • Norma Brasileira 9735/2016, da ABNT.

A primeira trata do uso de equipamentos de proteção individual exigidos dos profissionais e empregadores no exercício de suas profissões. Ela informa como é feita a fiscalização e apresenta os itens obrigatórios para cada parte do corpo, a depender da função exercida.

A segunda norma é mais específica e trata do uso de EPIs no transporte de cargas perigosas, determinando qual o conjunto mínimo de equipamentos que devem ser utilizados pelo condutor e seus auxiliares durante o processo.

EPI para motorista de caminhão: o que você não pode deixar de usar?

Toda pessoa que deseja se tornar um bom profissional e se destacar no mercado precisa adotar uma postura produtiva e ampliar seus conhecimentos. Há sempre algo novo para se aprender, e com o caminhoneiro não é diferente.

Conhecer os EPIs para motorista de caminhão não é apenas um diferencial para sua carreira, é uma maneira de se proteger e garantir mais segurança em suas viagens. Confira, quais os equipamentos você não pode deixar de usar!

Protetor auricular

Protetor auricular é um aparelho criado para ser utilizado no canal auditivo, externo e protege o ouvido contra diversas situações, como altos ruídos, entrada de água e impurezas.

É importante destacar que o ouvido é um órgão muito sensível e acaba sendo exposto a diversas situações de risco. Por isso o caminheiro deve utilizar o protetor auricular durante os processos de carga e descarga em locais com nível de ruído acima do permitido. Vale lembrar que ele não deve ser utilizado enquanto o motorista estiver dirigindo.

Luvas

Por mais desconfortável que seja a utilização de luvas, elas são um dos principais itens para proteção das mãos. Sem esses itens, você pode ter contato com produtos químicos, se queimar ou até sofrer cortes graves.

A orientação é utilizá-las sempre que for manusear uma carga perigosa ou precisar lidar com componentes químicos, inclusive durante inspeções e manutenção no caminhão.

Colete luminoso ou refletivo

O colete luminoso é um equipamento que pode salvar a sua vida, principalmente se você viaja à noite com frequência. Essa vestimenta conta com um mecanismo que reflete sempre que a luz de outro veículo recai sobre ela, garantindo que o profissional seja visualizado.

Na estrada, caso precise sair do caminhão à noite ou em caso de acidentes, é prudente estar vestido com esse EPI. Seu custo de aquisição é baixo e os benefícios são expressivos.

Óculos para produtos químicos

Você transporta produtos químicos? Nesse caso, é fundamental ter sempre à disposição um óculos de proteção. Esse equipamento de segurança evita lesões e queimaduras nas córneas, especialmente as provocadas por gases e por partículas que podem soltar dos produtos.

Vale a pena destacar que o trauma ocular é considerado uma das maiores causas de cegueira no mundo e prevenir é sempre a melhor estratégia. Já que o problema pode ser facilmente evitado com o uso do equipamento de proteção adequado.

Capacete

O capacete protege contra impactos na cabeça e, também, é essencial para o caminhoneiro. Por isso, tenha-o sempre em seu veículo e adquira o hábito de utilizá-lo durante o carregamento e descarregamento dos produtos.

Respirador para pó

O respirador para pó é um equipamento de proteção das vias respiratórias contra poeira. Ele pode evitar a contaminação e aspiração de diversos produtos, como minério de ferro, sabão em pó, sal, soda cáustica, poeiras vegetais e névoas de ácidos.

Dessa maneira, sempre que for contratado para transportar algum produto que possa causar danos à sua saúde por meio de vias aéreas, é interessante utilizá-lo.

Máscara semifacial.

A máscara semifacial, como o nome sugere, é um equipamento projetado para proteger o rosto do profissional de poeira de poeira, gases e produtos tóxicos. Seu formato garante que o nariz e a boca do usuário fiquem preservados e não entrem em contato com substâncias nocivas à saúde.

Diante de suas características, ela deve ser usada durante o manuseio de produtos químicos e em ambientes em que se esteja trabalhando com tintas, soldas, lixamento e demolição de materiais.

Hoje podemos ver que EPIs para motorista de caminhão é importante. Para que você exerça sua profissão com eficiência e qualidade, é preciso cuidar de sua saúde e segurança e, sem dúvidas, o uso desses equipamentos faz toda a diferença. Agora que você já os conhece, não deixe de adquiri-los e incentivar seus colegas a se protegerem também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *