carregando...

Cabine de caminhão organizada é qualidade de vida

Cabine de caminhão organizada é qualidade de vida

Para fazer a limpeza da cabine é necessário saber qual é a melhor maneira de higienizar cada item. Afinal, atitudes inexperientes podem trazer grandes problemas. Ao danificar algum acessório pela utilização de produtos errados, por exemplo.

No painel, é recomendável realizar a limpeza somente com uma flanela limpa e úmida. Isso já é o suficiente para remover a poeira, sem afetar a parte elétrica. Em seguida, você pode usar o mesmo pano para limpar o câmbio, o volante e os compartimentos da cabine. Já os estofados podem ser limpos com uma flanela úmida com poucas gotas de detergente.

Realize todo o processo durante o dia. Isso porque, após a limpeza, o espaço precisa de contato com o sol para secar e não deteriorar por conta da ação da água ou deixar odor forte dentro do caminhão.

Carpetes e tapetes necessitam de mais cuidados ainda, pois levam um tempo considerável para enxugarem totalmente.

Não faça refeições na boleia

Quer manter seu local de trabalho sempre limpo e cheiroso? Então, tente não fazer refeições na boleia. É claro que na rotina das estradas é praticamente inviável alimentar-se fora do veículo. A propósito, vale destacar que, geralmente, a alimentação pode ser desregrada durante os trajetos, o que pode afetar a saúde do caminhoneiro a longo prazo.

Apesar disso, é importante que você faça o possível para comer fora do caminhão. Afinal de contas, é muito difícil alimentar-se sem deixar migalhas na cabine. Pode parecer uma atitude exagerada, mas a aglomeração desses resíduos pode atrair insetos e gerar mau cheiro.

Portanto, prefira fazer suas refeições em pontos de parada. Quando não der tempo, tome cuidado com o lixo gerado. Tenha um estoque de sacos na boleia. Dessa forma, você guarda os restos de comida e embalagens e despeja em uma lixeira o mais rápido possível.

Compre acessórios que auxiliem na organização

O fato da cabine de caminhão ser estreita não significa que arrumá-la seja uma função impossível. Longe disso, algumas condutas e acessórios básicos podem favorecer a organização, dando a impressão de mais espaço disponível.

Uma boa recomendação nesse sentido é adquirir objetos organizadores, como caixas e envelopes grandes. Também é preciso garantir que as suas ferramentas fiquem armazenadas dentro de uma maleta.

Além disso, coloque toda a papelada em uma pasta e deixe-a em um local apropriado e seguro. Utilize sacolas resistentes para guardar acessórios de celular, rádio, roupas sujas e outros itens pequenos, que ficam jogados por aí.

Para uma higienização profunda, um item indispensável é o aspirador de pó portátil. Como o ambiente é pequeno, qualquer resíduo (fio de cabelo, migalha de alimentos, poeira) pode significar desorganização e sujeira. Por isso, tenha sempre esse eletrodoméstico por perto para fazer a limpeza periodicamente e evitar o acúmulo de sujeira.

Outro item recomendável para manter o local higienizado e causar bem-estar é um odorizador (ou perfumador), utilizado para eliminar odores desagradáveis. O cheiro ruim pode surgir, por exemplo, quando um alimento é deixado por muito tempo na boleia ou quando os estofados pegam chuva. Existem diversas variedades de aroma, porém, tome cuidado para não exagerar, pois o cheiro pode irritar os olhos e as vias aéreas de quem fica na cabine por muito tempo.

Adquira bons produtos de limpeza para cabine

Alguns produtos comercializados em lojas de limpeza e supermercados ajudam com necessidades específicas do caminhão. No entanto, é necessário avaliar sua composição e ver se não causarão danos a algum material.

Ao comprar detergente ou sabão, opte sempre pelo tipo neutro. Outras variedades com acidez elevada podem causar manchas no painel, nos vidros ou nos revestimentos.

Se algum outro item chamar a sua atenção na hora da compra, antes de usá-lo em todo o local, teste-o em uma superfície semelhante. Dessa forma, você descobre se ele faz a higienização com eficiência e se não danifica a cabine.

Faça lavagem exterior com frequência

Durante a viagem, o veículo está sujeito a intempéries (chuva, geada, sol) e às consequências das estradas. Folhas secas, fezes de pássaros, insetos, lama, pó de madeira, resquícios de cargas, restos de óleo etc. São alguns causadores de sujeira no caminhão. Por isso, a limpeza periódica da parte externa da cabine é crucial para a conservação do bem.

O ideal é fazer a limpeza exterior com mangueira, escova, esponja e sabão, ou com uma lavadora de alta pressão. Nesse sentido, conforme o modelo do instrumento, é possível misturar água com produto específico para lavagem de lataria. Só tenha cuidado para não direcionar a solução para áreas sensíveis do caminhão, as quais podem ser danificadas.

Limpe os vidros interna e externamente

A higienização dos vidros da cabine de caminhão deve ser feita tanto dentro quanto fora. Com uma esponja macia ou flanela de algodão molhe-o em um solução de limpa-vidros. Item que pode ser comprado em lojas especializadas. Remova todas as manchas da área para melhorar sua visão na hora de dirigir. Não esqueça de limpar os espelhos dos retrovisores.

Vale lembrar que a limpeza na parte interna da vidraça precisa ser feita uma vez por semana. Com isso, evita-se o excesso de gordura proveniente de suor e outras impurezas.

Ao seguir nossas dicas, você manterá a cabine sempre organizada e limpa, o que reflete em maior tranquilidade e bem-estar durante suas viagens. Sem contar que você garante a boa aparência e qualidade do seu bruto, concedendo maior poder de negociação quando surgir a necessidade de trocá-lo por um veículo mais novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *