carregando...

Como evitar o vazamento de combustível no caminhão?

Como evitar o vazamento de combustível no caminhão?

Cuidar bem dos veículos de carga é uma das premissas para que o dono de uma frota consiga obter bons lucros e cresça no mercado. Por isso, é muito importante falarmos sobre o vazamento de combustível, um problema comum no dia a dia dos caminhoneiros. 

Um caminhão com vazamento é um risco em diversos sentidos. Além de afetar a segurança do condutor e de todos que cruzam seu caminho nas estradas, ele traz prejuízos financeiros para o sucesso de seu negócio. 

Entenda os perigos por trás do vazamento de combustível 

O caminhoneiro fez uma parada para comer um lanche, ao voltar ao caminhão, percebe uma mancha de combustível no chão. Que nunca passou por essa situação, ou viu acontecer, não é mesmo? 

Em geral, quando o condutor identifica o problema, o vazamento já está acontecendo há algum tempo e, provavelmente, deixou marcas pela estrada. Esse é um dos muitos riscos existentes na rotina desses profissionais. 

O escape de óleo diesel na pista é um sério perigo à integridade do motorista e de outros condutores, já que a situação pode ocasionar incêndios no veículo e deixar a pista escorregadia e propensa à ocorrência de acidentes.

Além disso, é preciso destacar que o vazamento joga fora o dinheiro do caminhoneiro. Afinal, ele precisará muito mais do que o necessário com combustível.

Descubra como evitar o vazamento de combustível

Todo caminhoneiro e dono de frota está sujeito a enfrentar um vazamento de combustível. Isso por que esse tipo de situação faz parte do seu cotidiano e pode ser entendido como risco na profissão. 

A boa notícia é que esse não é um problema sem solução. Com estratégias adequadas e um pouco de atenção, é possível detectar o vazamento e corrigi-lo antes que os prejuízos sejam maiores ainda. Acompanhe algumas dicas!

Fique de olho no marcador de combustível 

Um dos sinais mais claros de que o diesel pode estar vazando está bem ao alcance de seus olhos. Normalmente, o marcador de combustível começa a dar sinais de que o consumo está desequilibrado e muito acima do normal.  

Nesse caso, a organização e o controle do consumo de combustível são essenciais para a rápida identificação do problema. Quando o condutor tem o hábito de registrar os abastecimentos e conhece o consumo médio de seu veículo, logo percebe essa alteração. 

Por isso, a dica é incentivar seus motoristas a observarem com mais atenção o marcador, isso fará uma grande diferença e evitará muitos transtornos. 

Observe o chão do local em que o veículo está estacionado 

Pode parecer óbvio, mas muitos motoristas não verificam o chão do local em que o veículo está estacionado. Seja por uma rotina corrida, seja por falta de atenção, esse é um erro que contribuiu para o aumento dos problemas causados pelos vazamentos de combustível.

Assim sendo, sempre que o caminhão ficar parado por um tempo considerável, é interessante verificar se há alguma mancha no chão. Isso pode ser feito, por exemplo, em uma parada para almoço, durante o carregamento e descarregamento e até mesmo em uma manutenção. 

O importante é adquirir o hábito de verificar a situação. Trata-se de uma prática que não requer muito tempo e esforço, mas traz grandes benefícios. 

Não deixe de fazer a manutenção da injeção eletrônica

Você sabia que um sistema de injeção eletrônica mal regulado pode causar o vazamento de combustível? Em geral, se os disparos de óleo diesel feitos pelos bicos injetores não estiverem sendo executados de forma correta, o caminhão poderá enfrentar tal problema. 

Para evitar que isso aconteça em sua frota, é interessante realizar manutenções periódicas na injeção eletrônica. Conte com uma oficina especializada e invista na verificação por Scanner ao menos duas vezes ao ano. 

Além disso, sempre que possível, faça uma inspeção visual nas peças que compõem o sistema em busca de problemas e situações anormais. Esse é um cuidado preventivo e muito eficaz. 

Verifique a pressão da bomba de combustível

Quando a bomba de combustível está mal calibrada e com pressão acima do ideal, os vazamentos podem se tornar recorrentes. Por isso, é preciso garantir que esse componente seja verificado durante as manutenções no veículo.

Lembrando que, quando o procedimento é feito em oficinas credenciada e de confiança, as chances de enfrentar problemas são bem menores. De toda forma, converse com o seu mecânico de confiança e peça para que ele faça essa análise com atenção. Isso evita escapes de diesel e danos a outras peças do caminhão. 

Observe o estado da tampa do tanque 

Sempre que o caminhão é abastecido, a tampa do tanque é manuseada. Devido a essa intensa dinâmica, é possível que ela seja danificada com mais rapidez e apresente rachaduras que facilitam o escape de combustível. 

Por esse motivo, nossa dica é que você verifique e confira o estado dessa tampa e troque-a sempre que necessário. Trata-se de um componente barato e fácil de encontrar, ou seja, não há motivos para correr riscos. 

Veja se o filtro de combustível está bem fixado 

Por fim, para identificar vazamentos de maneira preventiva, é interessante observar se o filtro de combustível está bem fixado, pois, em situações excepcionais, ele pode soltar e contribuir para que o problema aconteça.

Muitos motoristas esquecem desse detalhe, mas essa é uma situação corriqueira e capaz de gerar prejuízos para sua frota. Além disso, caso o problema persista após a regulagem do filtro, é provável que ele tenha sofrido algum dano e precise ser substituído.

Já sabe tudo sobre vazamento de combustível?

E então, o que achou das dicas apresentadas? Todo dono de frota sabe o quanto os vazamentos podem prejudicar sua segurança e suas finanças e, por isso, devem tomar certos cuidados. 

A rápida identificação de um vazamento de combustível é a melhor estratégia para evitar problemas e prejuízos. Por isso, não perca mais tempo e comece colocar em prática tudo o que você aprendeu em nosso post. 

Fonte: Scania

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *