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Conheça as vantagens e desvantagens do fim da obrigatoriedade do exame toxicológico para caminhoneiros

Conheça as vantagens e desvantagens do fim da obrigatoriedade do exame toxicológico para caminhoneiros

Se você teve tempo para acompanhar as notícias mais atuais, já deve saber que existe uma proposta para acabar com a obrigatoriedade do exame toxicológico para caminhoneiros. Se você ainda não sabe, está tudo bem! Aqui informamos você sobre tudo. 

Assim como todas as discussões, existem pessoas a favor e contra a pauta, incluindo os especialistas. Para que você reflita sobre o assunto e forme sua própria opinião sobre o assunto, vamos apresentar as vantagens e desvantagens da proposta. Acompanhe no texto. 

O que é exame toxicológico?

É claro que você já ouviu sobre a Lei do caminhoneiro (ou do motorista), não é mesmo? A Lei nº 13.103 está vigente desde 2015, em todo território nacional. A obrigatoriedade do exame está prevista em seu texto.

O exame é solicitado para obtenção, alteração e renovação da CNH. E também admissão e desligamento de motoristas da categoria C, D, e E, contratados com carteira assinada. 

Mas, afinal, para que ele serve? O teste é utilizado para detectar substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas e outras drogas. Não é detectável o uso de remédios antidepressivos, calmantes e energéticos. 

Como é feito o exame toxicológico? 

Por ser um exame destinado aos motoristas, o teste só pode ser feito em clínicas autorizadas pela Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). A regra ser para evitar possíveis fraudes e impedir que o caminhoneiro não faça o procedimento em lugares não confiáveis. 

Para quem tem medo de agulhas, a boa notícia é o que o instrumento não é utilizado no exame. Na realidade, não é possível sentir dor com o teste, pois o exame é feito a partir de uma amostra de cabelo ou do pelo. 

Por meio do material coletado, o laboratório fará uma análise para apontar as substâncias presentes no paciente. Isso é possível porque a queratina do cabelo está ligada a corrente sanguínea e tudo que está presente nela. 

Fim da obrigatoriedade: vantagens e desvantagens 

Bom, agora que entendemos melhor o que é o exame toxicológico e de onde ele surgiu, está na hora de entender qual impacto do seu possível fim. 

Vantagens

  • Facilidade para conseguir a carteira de motorista, mudar de categoria ou renovar o documento: este ponto é a principal vantagem para quem é a favor do fim da obrigatoriedade do procedimento.

Quem já é habilitado sabe que até chegar esse momento, são muito processos. Não ter que fazer o exame pode facilitar a vida dos profissionais na hora de serem contratados, afinal é um passo a menos. 

  • Menos despesas: ser caminhoneiro (em especial autônomo) envolve diversos gastos, incluindo os exames toxicológicos. Isso mesmo que você leu! Em qualquer uma das situações em que o teste é solicitado, quem arca com custos é o próprio motorista. 

Por isso, o fim obrigatoriamente pode trazer um alívio financeiro para os profissionais de transporte. 

Desvantagens

  • Aumento do preço dos seguros: de acordo com especialistas, a falta do exame pode significar mais riscos nas estradas, por consequência o valor das seguradoras aumentará. 

A cobrança está relacionado ao risco potencial de acidentes. E é exatamente essa a segunda desvantagem da proposta. 

  • Aumento de acidentes nas rodovias: também de acordo com especialistas, o exame evita que motoristas façam o uso de drogas enquanto trabalham. Sem obrigatoriedade do teste a situação podem mudar. 

Conclusão

Ficou nítido que existem prós e contras em relação a proposta, não é mesmo? Em resumo, as pessoas preferem que os motoristas não sejam obrigados a passar pelo procedimento apontam que ele não é tão confiável, com margem para erro. Além disso, para muitos não existe um controle das clínicas que realizam os exames.

Já as pessoas que são contrárias à proposta, argumentam que o número de acidentes na estrada aumentará sem o exame. Por consequência, a vida de muitas pessoas seriam colocadas em risco. 

De acordo com dados da Polícia Federal, o número de motoristas de caminhões e ônibus que utilizavam drogas caiu 60% desde que a lei foi implementada.

Fonte: AVEP Brasil 

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